Seival
EMPRESA

Filosofia

Nossa visão de mercados: Seguir tendências.


O ser humano é guiado pelos sentimentos de medo, incerteza e ganância.
Medo, incerteza e ganância refletem-se na expectativa, que por sua vez impacta a oferta e a demanda (PREÇO).
Oferta e demanda determinam o PREÇO.
Quando há equilíbrio entre oferta e demanda, os preços movem-se lateralmente.
No momento em que ocorre um desequilíbrio entre oferta e demanda, os preços passam a mover-se em tendências.
*Quando a demanda é maior que oferta, os preços movem-se para cima (up trend).
*Quando a oferta é maior que demanda, preços movem-se para baixo (down trend).


Assim como as tendências, os mercados sem tendência e com baixa volatilidade também são transitórios.
Eventualmente, algum acontecimento (às vezes RARO) altera o equilíbrio entre oferta e demanda, disparando, assim, uma tendência a ser seguida.


Preço: base de nossas análises


Uma vez que é impossível prever o futuro, não fazemos previsões. Simplesmente reagimos a movimentos no preço. Acreditamos que toda a informação necessária para a tomada de decisão está contida no PREÇO.


Nossa visão é a de que o preço move-se em tendências no longo prazo (LP) e, quando a favor da tendência, reverte para a média no médio prazo (MP).


Identificação do comportamento repetitivo do preço


Ao invés de fazer previsões, identificamos a tendência através do preço, de forma objetiva e sistemática.
O estudo da Seival é baseado na crença de que os preços movimentam-se em tendências. Identificar o início de uma tendências é uma tarefa altamente complexa. Evidências estatísticas sugerem que as tendências existem em muitos mercados.


A Seival utiliza sistemas identificadores de tendências proprietários, 100% mecânicos, para gerar sinais de compra/venda e estabelecer risco inicial a cada nova operação.
Nosso método de identificação de tendências examina o mercado em busca de relações entre movimentos de preço, identificando frequências ou comportamentos repetitivos encobertos nas flutuações diárias de preços.


Ao identificar tendências, os sistemas da Seival geram sinais de compra/venda para iniciar a operação. A Seival considera o preço como a combinação do SINAL (price trend) + ruído; onde o sinal corresponde à informação do inicio da tendência e o ruído é a volatilidade do mercado perto do sinal. Os preços são o agregador da informação de mercado e para descobrir a tendência do preço é preciso filtrar o ruído. Devido à existência de ruído, a Seival não trabalha sobre a premissa de que todos os sinais levarão a operações com lucro. Em todos os modelos, são utilizadas ordens de stop para equilibrar potenciais perdas em qualquer operação versus a oportunidade do lucro máximo em uma tendência de longo prazo, considerando-se o ruído.

O preço move-se em tendências (LP).
As tendências são constituídas por ondas (RPM na tendência de LP).


As ondas (RPM na tendência de LP) e tendências são ocorrências continuas e padrões recorrentes, causados por mudança súbita ou gradual no sentimento ou psicologia do mercado: um contínuo fluxo e refluxo de variações entre otimismo e pessimismo, esperança e medo, que gera ondas de compra (demanda) e venda (oferta); gerando o próprio fluxo de capital.


Historicamente, os longos períodos de movimentação lateral no mercado vêm funcionando como presságios de algumas das maiores tendências observadas e dos momentos mais rentáveis para os seguidores de tendências.


Esse fenômeno poderia ser descrito como a calmaria antes da tempestade.

 

Adaptação às condições de mercado


Somos absolutamente comprometidos para com nossa metodologia de identificação de tendências nos mercados. Desempenhos de curto prazo nunca foram o suficiente para nos persuadir a alterar nossa metodologia. A confiança que depositamos em nosso processo de investimento é o que nos torna capazes de nos recuperarmos dos períodos de retorno negativo (DD), fornecendo retornos positivos no longo prazo. Disciplina e sistematização, no entanto, não atrapalham nossa capacidade de adaptação às novas condições de mercado. Nosso processo de investimento é altamente dinâmico e compreende adaptação periódica a novas condições de mercado, tais como: rebalanceamento do portfólio, gerenciamento dos recursos , execução das operações e capacidade de operar em novos mercados.


Acreditamos firmemente que disciplina e visão de longo prazo são fundamentais na obtenção de retorno consistente através da nossa metodologia de identificação de tendências.

Anbid A Seival Investimentos Ltda não comercializa nem distribui cotas de fundos de investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas neste material são de caráter exclusivamente informativo, não devem ser consideradas uma oferta para aquisição de cotas de fundos de investimento e não constitui prospecto previsto na instrução CVM 409 ou no Código de Auto-Regulação da ANBID. Os Fundos tem como público alvo investidores em geral que buscam retorno acima do CDI. Taxa de Administração de 2% a.a., tendo em vista que o FUNDO admite a aplicação em cotas de fundos de investimento, fica instituída a taxa de administração máxima de 3,00 % a.a. (três por cento ao ano) sobre o valor do patrimônio líquido do FUNDO. Fundos de Investimento não contam com garantia da Administradora, do Gestor da carteira, qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. A rentabilidade dos fundos apresentada não é líquida da impostos. Esses fundos utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. Não há garantia de que estes fundos terão o tratamento tributário para fundos de longo prazo. Os fundos multimercados com renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes.
Av. Carlos Gomes , 1492 , conjunto 1702 - Porto Alegre - RS
CEP 90400-002
(51) 3573-8730 e (51) 3023-3087
contato@seival.com